top of page

LITERATURA

CRÍTICA DE CINEMA

50 Olhares da Crítica Sobre o Cinema Gaúcho 

(Artigo A Pele da Cidade, sobre o filme "O Caso do Homem Errado")

 Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) – 2022

Coletânea de 50 artigos sobre 50 filmes gaúchos lançados entre as décadas de 1950 e 2020. Correalização com a Opinião Produtora por meio do projeto “Cine Rock”, aprovado pelo Pró-Cultura RS e pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do RS. Organização: Daniel Feix, Fatimarlei Lunardelli, Ivonete Pinto, Mônica Kanitz e Rafael Valles.

O livro busca iluminar filmes escolhidos livremente por associados da entidade e convidados. Não se trata de uma eleição de melhores em um juízo de valor, mas de trazer visões particulares de como determinado filme impactou cada articulista da obra.”

Fatimarlei Lunardelli, crítica e professora de cinema

35650892.jpg

ENSAIO

Capa_ Anarquia-na-passarela_alta (1).jpg

Anarquia na passarela:

a influência do movimento punk nas coleções de moda  

Editora Dublinense – 2012

Obra vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura 2013,

concedido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre,

na categoria Ensaio e Humanidades.

Prefácio: Carlos Gerbase

“O autor alia uma fenomenal cultura e uma exaustiva pesquisa a uma narrativa fluente e agradável, que cativa  o leitor.” 

 Moacyr Scliar, escritor

CONTO

Antologia Lar – Volume 1

(Conto Dentro)

Editora Multifoco – 2014

Antologia de contos e poesias que têm como tema o lar.

Organização de Frodo Oliveira (vários autores).

Li o teu conto e tomei um susto bom! Um susto bom (no mundo dos livros) é quando algo perturbador, mas interessante mexe e desacomoda o leitor. Quando fiz Letras, se não estou subvertendo a ordem mundial, o estilo literário do fantástico/sobrenatural ou nonsense é assim, ele nos deixa impactado, com uma 'pulga atrás da orelha', pois relata algo que é absurdo, quase impossível. Pelo viés psicológico, é um thriller. E nenhum Hitchcock passa despercebido, não é mesmo? Assim eu vivenciei o teu conto."

Carolina Costa, pedagoga

capa-lar.jpg

CONTO

Conte uma Canção 2 - Frente.jpg

Antologia Conte uma Canção - volume 2

(Conto Heart Fog)

Editora Multifoco – 2016

 

Antologia de contos que têm, cada um, uma música como tema.

Organização de Frodo Oliveira e Marla Figueiredo (vários autores).

“A música é uma das formas de expressão mais fantásticas e antigas que a humanidade já criou. Talvez tenha nascido da observação dos sons da natureza, não se sabe ao certo, mas desde a pré-história o homem foi despertado para a necessidade de organizar uma sequência de sons e silêncios que pudesse ser apreciada, entendida e praticada. Desde então ela vem sendo criada e executada por todos os povos e culturas da Terra."

Frodo Oliveira, escritor e editor

CONTO

Antologia Meia-Noite: Contos da Escuridão

(Conto O Monstro do Armário)

Editora Fantastic – 2019

 

Antologia de contos de terror”. Organização de Frodo Oliveira. Lançado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro 2019.

"Desde criança somos quase que forçados a temer a escuridão. O dia nos apresenta um período de claridade, de certeza e, por conta disso, nos traz segurança e a confiança de que nada de mal nos acontecerá enquanto pudermos tudo ao nosso redor de forma clara e precisa. Já a noite é um período de escuridão, onde não dependemos apenas de nós mesmos para percebermos o mundo que nos cerca e os perigos que a noite representa, precisamos de luz para iluminar ao nosso redor e, assim, poder se defender de coisas e seres que desconhecemos. E é aí que nasce o MEDO." Frodo Oliveira, escritor e editor

meia-noite-logopreta.jpg
bottom of page